PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Junho/Julho
JUSTIFICATIVA:
Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos de
Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas lojas da cidade, as
bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o
interesse das crianças. Este tema nas
escolas constitui uma rica oportunidade para desenvolver nas crianças o
espírito religioso, o gosto pelo folclore brasileiro, estimular a criatividade
através de histórias, mUsicas, danças, trabalhos artísticos, e ainda conhecer um
pouco sobre a vida do homem do campo e as importantes atividades econômicas que
realizam.
OBJETIVOS:
-Valorizar as festas juninas como folclore brasileiro;
-Desenvolver o interesse por poemas,musicas e histórias
que retratam a vida do homem do campo e as festas juninas;
-Valorizar o trabalho do homem do campo como gerador de
subsistência;
-Estabelecer diferenças e semelhanças entre o homem do
campo e o da cidade;
-Desenvolver o ritmo e habilidades motoras;
-Conhecer as comidas típicas juninas;
-Conhecer a importância dos alimentos naturais;
-Discutir sobre a importância do cuidado com as fogueiras
,balões etc;
-Estimular o gosto pela música;
-Estimular linguagem oral e escrita, através das letras
das músicas:quadrilhas, receitas, convites, folhetos, desafios etc.
DETONADOR DO PROJETO:
-Ornamentar
a sala de aula com motivos juninos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
-Explorar texto sobre a origem da festa junina;
-Cruzadinhas, caça-palavras;
-Trabalhar diferentes tipos de
textos:informativos, poéticos, receitas culinária, convite junino e músicas;
-Roda de conversa sobre a vida do homem do campo, os
problemas por ele enfrentados, seca, plantio, sementes, cuidados com a terra e o meio
ambiente;
-Brincadeiras dirigidas, recorte, colagens, etc;
-Trabalhar jogos e brincadeiras usados na roça: cantigas
de roda;
-Analisar as letras, pedaços e sons das palavras;
-Fazer intervenções para a criança evoluir nas suas
hipóteses de construção da leitura e escrita;
-Discutir sobre o perigo de soltar balões: prejuízo dos
campos queimados, plantações, etc;
-Orientar sobre o cuidado com os fogos de artifício;
AVALIAÇÃO:
-A avaliação ocorrerá ao logo do desenvolvimento do
projeto considerando-se a participação e envolvimento das crianças na
realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário