terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO: FESTA JUNINA

ALUNOS ATENDIDOS: Maternal ao 2º Periodo

 PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Junho/Julho

 JUSTIFICATIVA:
Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse  das crianças. Este tema nas escolas constitui uma rica oportunidade para desenvolver nas crianças o espírito religioso, o gosto pelo folclore brasileiro, estimular a criatividade através de histórias, mUsicas, danças, trabalhos artísticos, e ainda conhecer um pouco sobre a vida do homem do campo e as importantes atividades econômicas que realizam.

 OBJETIVOS:
-Valorizar as festas juninas como folclore brasileiro;
-Desenvolver o interesse por poemas,musicas e histórias que retratam a vida do homem do campo e as festas juninas;
-Valorizar o trabalho do homem do campo como gerador de subsistência;
-Estabelecer diferenças e semelhanças entre o homem do campo e o da cidade;
-Desenvolver o ritmo e habilidades motoras;
-Conhecer as comidas típicas juninas;
-Conhecer a importância dos alimentos naturais;
-Discutir sobre a importância do cuidado com as fogueiras ,balões etc;
-Estimular o gosto pela música;
-Estimular linguagem oral e escrita, através das letras das músicas:quadrilhas, receitas, convites, folhetos, desafios etc.

 DETONADOR DO PROJETO:
-Ornamentar a sala de aula com motivos juninos.

 SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
-Explorar texto sobre a origem da festa junina;
-Cruzadinhas, caça-palavras;
-Trabalhar diferentes tipos de textos:informativos, poéticos, receitas culinária, convite junino e músicas;
-Roda de conversa sobre a vida do homem do campo, os problemas por ele enfrentados, seca, plantio, sementes, cuidados com a terra e o meio ambiente;
-Brincadeiras dirigidas, recorte, colagens, etc;
-Trabalhar jogos e brincadeiras usados na roça: cantigas de roda;
-Analisar as letras, pedaços e sons das palavras;
-Fazer intervenções para a criança evoluir nas suas hipóteses de construção da leitura e escrita;
-Discutir sobre o perigo de soltar balões: prejuízo dos campos queimados, plantações, etc;
-Orientar sobre o cuidado com os fogos de artifício;

 AVALIAÇÃO:
-A avaliação ocorrerá ao logo do desenvolvimento do projeto considerando-se a participação e envolvimento das crianças na realização das atividades.

                                             BOM TRABALHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário